Aprender a pintar online

Tradicionalmente, os métodos para aprender a pintar são bem conhecidos:

  • viver em um grande meio urbano e estar próximo de museus
  • arrumar um mestre
  • comprar revistas de pintura e aprender sozinho
  • comprar materiais de pintura e aprender sozinho, sem qualquer orientação teórica

Este último método é o mais arriscado, mas alguns artistas autodidatas começaram assim mesmo. Entretanto, hoje em dia existe um método que reúne os quatro anteriores (sim, até mesmo o último): aprender a pintar através da internet.

Aprender com todos os modelos disponíveis

O acesso à arte foi transformado com a revolução tecnológica. No século XIX, você precisaria ir a Itália para conhecer as obras dos grandes mestres. Os livros eram raros e caros e a aristocracia preferia ir diretamente à fonte. (Escusado é referir que para a grande maioria do povo, pobre e sem instrução, as belas artes eram um conceito bem distante.) Hoje, com a internet você acessa em minutos toda a arte mundial. Não precisa viver em São Paulo para isso.

Um mestre… online

Quer ter aulas? Os mestres têm sites e canais no Youtube! E também podem ensinar você remotamente, através de plataformas de ensino à distância como o Preply.

Aprender sozinho, com “revistas”

Se quiser aprender as técnicas por você mesmo, está tudo na internet. Atenção: é preciso selecionar suas fontes, pois a internet é o mundo inteiro e você não pode dar a mesma atenção para o bom e para o ruim.

Aprender sem orientação

Até isso você pode fazer! Com os recursos que a internet permite, não faz sentido, mas se você só quiser uma tela, pincéis e tinta, basta encontrar uma loja online, encomendar e sair pintando do jeito que sua inspiração determinar.

A grande vantagem, claro, é que aprendendo a pintar online você aprende quando quiser, como quiser, onde quiser e sempre em seu próprio ritmo.