3 blogs com bom design

Os blogs são um elemento muito importante de nosso panorama de mídia atual, e seu design é um elemento essencial de seu sucesso. Alguns estudos revelam que eles podem ser uma das fontes de informação mais confiadas pelo público. Especialmente em nossos dias, depois da grande explosão das mídias sociais, pensou-se que o Facebook faria aos blogs o que a televisão fez à estrela da rádio – “video killed the radio star”, como se cantava em 1979. Mas a rádio sobreviveu e os blogs também, e talvez até com uma força inteiramente nova: a de uma certa credibilidade que as mídias que começam exclusivamente no Facebook nem sempre têm.

Mas além do conteúdo, o design do blog também é realmente importante. De pouco vale ter grandes ensinamentos, informações ou opiniões se quem chega tem aquela primeira impressão de pouco profissionalismo. Confira alguns exemplos de blog com um design de alta qualidade:

Mashable

Um menu simples e que não deixa espaço para errar na escolha, com os temas principais e todos seus sub-temas secundários em cada um deles; e a aposta em headers grandes, imagens grandes, que dão espaço para um blog sempre diferente. Apesar de ter muito conteúdo, o Mashable surge em sua homepage com uma estrutura bem simples. A escolha das imagens faz o resto do trabalho.

500px

Se seu blog é sobre fotografia, você dá todo o espaço à fotografia. O 500px segue a ideia central do Mashable e até a aprofunda.

Goodwill Industries International

As organizações sem fins lucrativos também precisam blogar. Talvez mais que todas as outras, pois precisam constantemente dar conta de suas atividades e do que está acontecendo. O blog da Goodwill é excelente para isso: a navegação é simples, dá vontade de clicar para ver mais, e as chamadas para ação (“call to action”) estão sempre bem visíveis.