3 sites de e-commerce com bom design

Se o design é importante em qualquer tipo de site, em uma loja online (site de comércio eletrônico) ainda é mais. O usuário de um site de e-commerce está se preparando para tomar a decisão mais importante e difícil que se pode fazer na internet: comprar, pagar, enviar seu dinheiro para o vendedor que está do outro lado da plataforma eletrônica. Para conseguir isso, nada pode ser deixado ao acaso.

O design transmite uma ideia de profissionalismo, que é importante à chegada ao site, e facilita a tarefa da compra, e que é importante à saída. Acima de tudo, é importante durante a permanência no site, para que o usuário se sinta seguro, tranquilo e não sinta sequer que está navegando em um site, mas apenas checando seus produtos ou serviços. O design de um e-commerce é como o bom juiz de uma partida de futebol: é ótimo quando nos permite só ver o jogo e quase nem perceber que ele está lá no meio.

Confira três bons exemplos de design em e-commerce.

Not Another Bill

A utilização de fotografias dos produtos como imagem de fundo, que o site utiliza em sua “home” e em suas páginas de produtos, tem várias vantagens:

  • permite ver melhor esses produtos;
  • identifica automaticamente em que tipo de site estamos, e em que categoria estamos;
  • dá um “look” simples e profissional, ao contrário daquelas coleções de “jpeg” que temos que ir clicando para aumentar;
  • e deixa fazer tudo isso sem demorar demasiado tempo para carregar a página.

Drybar

O conjunto de cores e as animações do “mouse over” lhe dão um estilo próprio. De forma inconsciente, isso é importante para criar aquela ideia de estar em um sítio único. A boa organização dos menus faz o resto.

The Practical Man

Você entra no site e tudo aponta para uma e-commerce para homens. Começando no nome e passando pelas setas e pelos ângulos retos. Um design totalmente alinhado com o marketing.